quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uso da vírgula – Orações explicativas e restritiva

Uso da vírgula – Orações explicativas e restritivas
Um dos vários usos da vírgula é demarcar orações subordinadas adjetivas explicativas. Assim, a oposição presença vs. ausência da vírgula é crucial para determinar se a oração subordinada adjetiva é explicativa ou restritiva.

Recordemos que as orações adjetivas funcionam como qualificativos da oração principal ou, tecnicamente, como adjuntos adnominais. Se apenas acrescentam algum esclarecimento ao sujeito, denominam-se explicativas. Entretanto, se o distinguem de outro do mesmo tipo ou espécie, aí recebem o nome de restritivas. E é aí que a vírgula exerce função das mais importantes.

Vejamos alguns exemplos: (1) “O secretário-adjunto, que foi nomeado titular, ainda não foi empossado” e (2) “O Renato, que trabalha aqui, não se encontra no prédio”. O que nesses casos é pronome relativo. Observe que as vírgulas delimitam a oração adjetiva, determinam-lhe o caráter explicativo e correspondem às pausas que se verificam na expressão oral.

Retornemos aos exemplos anteriores para ver que com as vírgulas fica explícito que em (1) há um só secretário-adjunto e ele foi nomeado titular; em (2), que só há um Renato e ele trabalha aqui. Retiremos as vírgulas das orações anteriores e veremos que a situação se altera totalmente: (3) “O secretário-adjunto que foi nomeado titular ainda não foi empossado” e (4) “O Renato que trabalha aqui não se encontra no prédio. Em (3) e (4), as orações adjetivas são restritivas, pois distinguem o "secretário-adjunto" de outros que não foram nomeados e o “Renato que trabalha aqui” de outro que não trabalha. Por isso, muita atenção às vírgulas quando estamos diante de orações subordinadas adjetivas, as introduzidas por pronome relativo ou advérbio relativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário