sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pegadinhas que caem em prova de concurso

Por mais que agente estude em apostila de português para concurso sempre vão surgir aquelas pegadinhas perigosas na prova de concurso. Veja um exemplo que pode virar uma pegadinha em prova de concurso público. As conhecidas “casca de banana” em prova de concurso é muito comum, sobretudo em prova de português, então fique por dentro dessa dica:

Qual a diferença entre vultoso e vultuoso?




Vultuoso e vultoso são palavras parecidas, mas com significados totalmente diferentes. E o pior é que muita gente usa a primeira quando, na verdade, deveria escrever a segunda.

Vultoso é algo grande, muito volumoso, como na frase: “A dívida pública dos Estados Unidos atingiu um valor vultoso”. Já vultuoso vem do termo “vultuosidade”, palavra mais usada em medicina, que significa uma congestão da face, na qual o rosto e os lábios do doente ficam inchados.

Um comentário:

  1. é verdade muitas palavras parecidas exigem significados diferentes porém, difícil não cair em pegadinhas que muitas vezes por causa de uma letra deferente somos pegos com a maior facilidades,ficamos atentos com isso porque até professor de português já caiu,a gramatica é algo que tem que ser estudados com muita atenção !

    ResponderExcluir