quinta-feira, 19 de maio de 2011

Exercícios para identificar e classificar as orações subordinadas.

01. D. Antônia, que era secretária do diretor, chegou rapidamente.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que era secretária do diretor.

02. Tudo o que via era feito por ele.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que via.

03. A proposta que meu irmão recebeu tornou-se um desafio.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que meu irmão recebeu.

04. A livraria, cujo dono era meu amigo, possuía bons livros.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: cujo dono era meu amigo.

05. A discussão que tiveram não foi ouvida pelos criados.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que tiveram.

06. Elas não sabiam que aquelas roupas eram usadas.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta: que aquelas roupas eram usadas.

07. A verdade era que a loja passava despercebida.
Oração Subordinada Substantiva Predicativa: que a loja passava despercebida.

08. Acontece que só uma loja dá lucro.
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva: que só uma loja dá lucro.

09. O instrutor decidirá se estou em condições de competir.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta: se estou em condições de competir.

10. O gerente tinha confiança em que o cliente ficaria satisfeito.
Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal: em que o cliente ficaria satisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário