quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ascensão se escreve com S

Ascensão se escreve com S

Quem escreve vez ou outra se depara com a dúvida de ortografia: “x” ou “ch”, “s”, “ss” ou “ç” e por aí afora. É claro que os corretores ortográficos são de grande valia nesses momentos, pois eles contêm a lista das grafias consideradas corretas, portanto são capazes de identificar formas erradas (ou inexistentes em sua base de dados) e sugerir a correção.

Ainda assim, não é bom depender totalmente desse expediente. Às vezes, um pouco de atenção às regularidades da escrita ajuda muito. Não seria muito difícil evitar um erro como o seguinte:

“Atividades circenses estão em ascenção”

Vejamos por quê. De modo geral, os verbos terminados em “-nder” dão origem a substantivos terminados em “-nsão”. É esse o caso de “ascensão”, da mesma raiz de “ascender”. Portanto o correto seria dizer que as

Atividades circenses estão em ascensão

São correlatos “pretender” e “pretensão”, “propender e propensão”, “depreender e depreensão”, “reprender e repreensão”, “apreender e apreensão”, “suspender e suspensão”, “compreender e compreensão”, “distender e distensão” e “estender e extensão” (assim mesmo, o verbo com “s” e o substantivo com “x”). Observar isso pode ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário