segunda-feira, 23 de maio de 2011

Armardilhas de português que podem cair em prova de concurso

Veja algumas armadilhas de português que podem cair em prova de concurso público.
1. Na frase: "Não se conseguiu frear os preços" qual é o sujeito?

Se você respondeu que o sujeito é “frear os preços“, acertou.
O verbo fica sempre no singular quando o sujeito é uma oração, como no exemplo dado.

Veja outros exemplos de sujeitos oracionais: "É preciso que todos colaborem com a paz mundial" [ que todos colaborem é o sujeito de é preciso]. "Convém estudar este assunto" [estudar este assunto é o sujeito de convém].


2. “Como se conjuga o presente do subjuntivo do verbo abolir?"

Abolir é um verbo defectivo. Portanto, não é conjugado em todos os tempos e modo verbais. Só tem as formas em que ao radical se segue e ou i:
presente do indicativo: aboles, abolimos, abolis, abolem; imperfeito do indicativo: abolia, abolias, abolia, abolíamos, abolíeis, aboliam; pretérito perfeito: aboli, aboliste, aboliu, abolimos, abolistes, aboliram; imperfeito do subjuntivo: se eu abolisse, se tu abolisses, se ele abolisse, se nós abolíssemos, se vós abolísseis, se eles abolissem. Não há subjuntivo presente e imperativo negativo de abolir.

3. “Anexas às notas fiscais, enviamos as amostras solicitadas, ou anexo às notas fiscais, enviamos as amostras solicitadas“?

Anexo não é advérbio (invariável) e sim adjetivo (variável). Concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: Anexas (e não anexo) às notas fiscais, enviamos as amostras solicitadas.

Na voz passiva, use o particípio com sua respectiva flexão: As amostras solicitadas foram anexadas às notas fiscais.

4. “Cinqüenta mil torcedores assistiram ao BaVi, ou cinqüenta mil torcedores assitiram o BaVi?"

A frase “Cinqüenta mil torcedores assistiram ao BaVi“ está em concordância com o padrão culto da língua.
No sentido de estar presente, presenciar, construa assistir com objeto indireto: No último jogo a que assisti, houve tumulto nas arquibancadas. Nessa acepção, não use o verbo assistir na forma passiva, como neste exemplo: "O BaVi foi assistido por cinqüenta mil torcedores".
Quando o complemento é pronome pessoal, empregue as formas a ele(s), a ela(s) e nunca lhe, lhes: Eclipse total do Sol é acontecimento raro. Assistimos a ele maravilhados.

Use, também, assistir como transitivo indireto, no sentido de caber, pertencer (direito, razão): Assiste ao réu o direito de se defender. / Assiste-lhe o direito de se defender.

No sentido de prestar assistência, ajudar, construa com objeto direto: As enfermeiras assistiram os feridos. / Elas os assistiam com dedicação e competência profissional. Nesta acepção, é possível a voz passiva: Os feridos foram assistidos pelas enfermeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário