domingo, 3 de abril de 2011

Você sabe usar os porquês?

Você sabe usar os porquês?
Em princípio, saibamos que existem quatro tipos de porquês:
porque (junto e sem acento), porquê (junto e com acento), por que (separado e sem acento) e por quê (separado e com acento).
Para usá-los corretamente, guarde esta manha:
veja se cabe a palavra MOTIVO após o que. Se couber, será, com certeza absoluta, POR QUE (separado).
Se não couber, será, obviamente, porque (junto e sem acento). Exemplos: Por que o céu é azul (Por que MOTIVO o céu é azul?)?; Não sei por que eu errei (Não sei por que MOTIVO eu errei); Sabe por que sou feliz (Sabe por que MOTIVO sou feliz?)?; Porque vivo tranqüilamente (Não coube MOTIVO após o que; em respostas ou explicações, o porque será sempre junto e sem acento).

Outro detalhe que deve ser guardado: em final de oração (antes de ponto, vírgula ou qualquer outro sinal de pontuação), o que sempre terá acento circunflexo (QUÊ), independentemente de estar acompanhado do por: Ele bateu nela? Ah! eu já sei por quê. (... eu já sei por que MOTIVO; o que foi acentuado por estar no fim da oração, antes do ponto);
Chegou e, sem saber por quê, começou a ser aplaudida (Chegou e, sem saber por que MOTIVO; o que foi acentuado por estar no fim da oração, antes da vírgula); Quê! Ela fez isso?( o que foi acentuado por estar no fim da oração, antes do ponto de exclamação)

Viu só? Basta conferir se cabe a palavra MOTIVO após o por que. Se couber, deve ser separado. Depois, observe se o que está no final de oração, antes de qualquer sinal (ponto, vírgula, ponto-e- vírgula, ponto de exclamação, interrogação, etc.). Se estiver, acento nele!

E o porquê (junto e com acento)? Nesse caso, será acompanhado, geralmente, de artigo (o, a, um, uma, que sempre acompanham um substantivo) ou de outras palavras que também acompanhem e determinem um nome (vários, muitos, esses, estes, aqueles, alguns, etc.). Porquê será, portanto, um substantivo, significando RAZÃO: Qual é o porquê da sua tristeza (Qual é a RAZÃO da sua tristeza?)?; Há vários

Nenhum comentário:

Postar um comentário