sábado, 16 de abril de 2011

acerca de / cerca de / há cerca de / a cerca de

acerca de / cerca de / há cerca de / a cerca de
* Acerca de = sobre / a respeito de. Ex.: O próximo livro será acerca da (sobre a) História de Resende. / Falarei acerca dos (a respeito dos) equívocos históricos.
* Cerca de = aproximação / arredondamento.
Errado: Cerca de 87 pessoas compareceram.
Correto: Cerca de 90 (entre 85 e 95) pessoas compareceram.
Errado: Cerca de 303 alunos foram aprovados.
Correto: Cerca de 300 (entre 295 e 305) alunos foram aprovados.
ATENÇÃO: Quando houver a possibilidade de números fracionados, o arredondamento deve ser pelo inteiro mais próximo. Ex.: O terremoto foi cerca de 8 (entre 7,5 e 8,5) graus na escala Richter. / Está previsto um aumento de cerca de 13% (entre 12,5 e 13,5%) na gasolina. / O novo valor do álcool será cerca de R$ 3,00 (entre R$2,50 e 3,50).
A locução cerca de pode ser utilizada com o verbo haver (há cerca de) e com a preposição a (a cerca de):
* Há cerca = tempo decorrido. Ex.: Ela foi embora há cerca de (ou faz cerca de) duas horas. / Há cerca de dez anos que escrevi meu primeiro livro.
* A cerca = distância no espaço (O avião caiu a cerca de duzentos metros onde estávamos) ou tempo futuro (Estamos a cerca de oito meses das eleições).
HUMOR E LINGUAGEM: A expressão pular a cerca (eufemismo de traição) foi criada por ocasião de éguas de boa linhagem que se acasalavam com cavalos de linhagem inferior, utilizados apenas para estimular o cio, já que os também de boa linhagem não tinham essa capacidade. Depois de estimuladas, aproveitavam o descuido de seus criadores e pulavam uma cerca que as separava dos pacatos sedutores, chamados rufiões, e... “pocotó”. Quando os criadores se davam conta, era tarde demais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário