quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobre o uso do pronome indefinido "todo"

Sobre o uso do pronome indefinido "todo"

É dúvida constante entre os leitores o correto uso de expressões como "todo dia" e "todo o dia", por exemplo. Em suma, o artigo é necessário ou não?

. Quando dizemos "todo dia", sem artigo, estamos fazendo referência a todos os dias, à seqüência dos dias, um dia após o outro. Já a construção "todo o dia" alude ao dia em sua totalidade, ou seja, trata-se, então, do dia inteiro. Assim, se alguém trabalha todo dia, é sinal de que labuta todos os dias, mas, se trabalha todo o dia, é sinal de que trabalha o dia inteiro.


Feita essa distinção, como lidar com a expressão "todo mundo"? A expressão não se refere a mais de um mundo (ou "qualquer mundo"). Antes alude a todas as pessoas, ou seja, ao mundo inteiro. Nesse caso, o ideal é empregar "todo o mundo" no sentido de "todas as pessoas". É importante lembrar que, estando o pronome no plural ("todos" ou "todas"), inexiste o problema. O artigo será obrigatório antes do substantivo que estiver no plural. Assim: "Todos os dias, faço exercícios físicos", "Todas as pessoas sabem disso" etc.
Será omitido, entretanto, o artigo quando o pronome indefinido (no plural) estiver antecedendo um numeral substantivo. É o que se observa na letra da cantiga de roda "Teresinha": "Teresinha de Jesus, de uma queda foi ao chão/ Acudiram três cavalheiros, todos três chapéu na mão".

"Três", na expressão "todos três", quer dizer "três homens", "três cavalheiros". Daí ser um numeral substantivo. Caso fosse um numeral adjetivo, ou seja, caso modificasse um substantivo, a orientação seria outra. Observe a seguinte frase: "Todos os três homens ofereceram-lhe ajuda". O artigo volta a ser obrigatório quando o numeral antecede um substantivo. Na verdade, o artigo, bem como o numeral "três", determina o substantivo "homens". Enfim, quando está sozinho, o numeral não admite anteposição de artigo, mas, quando antecede o substantivo, exige-a. Com um pouquinho de atenção, fica fácil empregar o pronome "todo" e suas variações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário