sexta-feira, 4 de março de 2011

Semântica das Circunstâncias

Semântica das Circunstâncias - Concurso



O assunto de hoje é, sem dúvida, um dos mais cobrados em Concurso Público: valor semântico! Acredito que essa seja a matéria causadora de muitas dúvida à maioria dos canditados. Os concursos, em geral, não cobram gramática pela gramática e sim, a gramática aplicada ao (con) texto. Por isso, a dificuldade em perceber o tal do valor semântico...
Você já deve ter ouvido, um monte de vezes, que o adjunto adverbial expressa uma circustância. Contudo, se fizéssemos a pergunta: O que é circunstância? Talvez, faltariam as exatas palavras à definição. Por isso, começaremos, efetivamente, definindo tal palavra.


•Circunstâncias: são os elementos secundários, que se agregam às ideias básicas. Observe o texto:


Na Europa, vários países, hoje, demonstram evidente preocupação com as suas reservas de água doce, porque desenvolveram a consciência de que ela faltará.

A ideia principal do texto é:



"vários países demonstram evidente preocupação com as suas reservas de água doce".



Contudo, à essa ideia se juntam alguns termos acessórios, com objetivo de expandir o conteúdo frasal. Acompanhe a análise:


Em "Na Europa", percebemos que a locução adverbial indica, claramente, circunstância de lugar. Aqui, a intenção do autor é especificar, restringir a quantidade de países. Quando ele diz "vários países", podemos perfeitamente pensar em Brasil, Paraguai ou México, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário