terça-feira, 29 de março de 2011

O uso do Eu ou Mim

O uso do Eu ou Mim
Banalização do Pronome Oblíquo Mim


Muitas pessoas condenam o pronome mim por acharem-no incorreto ou inculto. O pronome mim faz parte dos pronomes dos oblíquos tônicos, são eles: mim, ti, si, ele (a), nós, vós, eles (as).

Para se ter ideia, não há a menor necessidade em inibir o pronome mim antes de verbos como custar, bastar, faltar e restar, pois estes verbos exigem a preposição “a”. Desta forma, mesmo que estes verbos estejam à frente do pronome mim, o seu emprego é correto, uma vez que o pronome mim não será sujeito destes verbos.

Uma forma de julgar se o emprego de “mim” é ou não correto, pergunta-se à frase “quem ou o quê”, achando assim o sujeito. Depois, é só verificar se na resposta não o aparecer, pois se aparecer não deverá ser empregado, pois “mim” não pode ser sujeito de uma oração.

Portanto, em casos como estes, devemos empregar o pronome tônico do caso reto “eu”, ou seja, empregá-lo sempre que for sujeito de um verbo.

De uma forma geral, não utilize mim quando for sujeito de um verbo no infinitivo, ou seja, em verbos terminados em ar, er ou ir.


Para entender melhor, atente para as situações expostas a seguir:

Só saia daqui quando mim disser. Neste caso, perguntamos “quem” e, como resposta, teremos “mim”, ou seja, um pronome oblíquo tônico sendo o sujeito do verbo dizer, ou seja, colocação pronominal incorreta.

Só saia daqui quando eu disser. Neste caso, ao perguntarmos “quem”, teremos como resposta, o pronome “eu”, colocação pronominal correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário