segunda-feira, 21 de março de 2011

O que é um determinante?

Determinante é o nome que muitos gramáticos e lingüistas dão às palavras adjetivas – palavras que se colocam normalmente diante de um substantivo e que servem para especificar ou determinar o seu significado. O determinante acrescenta informações ao substantivo. Nos exemplos:

teu violão / esse violão / três violões

Os determinantes modificaram o significado do substantivo violão: teu indica posse; esse faz referência ao lugar (ou à proximidade do violão) e três assinala a quantidade de violões.

O determinante concorda com o substantivo em gênero e número. Existem diversos tipos de determinante, classificados em função da significação que dão ao substantivo.



Minha bicicleta.
1. Artigos definidos e indefinidos
Os artigos funcionam sempre como determinantes: O garoto ganhou uma bicicleta.

2. Numerais
Classificam-se como determinantes os numerais que modificam o substantivo. Também são chamados de numerais adjetivos:

Numeral cardinal:
Numeral ordinal:
Numeral multiplicativo:
Numeral fracionário: Três pancadas foram ouvidas.
A terceira pancada acordou-me.
Este diploma me dá uma dupla satisfação.
Comi meio bolo.

Atenção: há numerais que funcionam como substantivos. São os numerais substantivos, que podem ou não vir antecedidos por determinantes:

Quatro é o dobro de dois. (Quatro é numeral substantivo.)
3. Pronomes
Classificam-se como determinantes os pronomes que modificam o substantivo. Também são chamados de pronomes adjetivos: Pronomes possessivos:
Pronomes demonstrativos:
Pronomes indefinidos:
Pronomes interrogativos:
Pronomes relativos: Adoro meus amigos.
Só convidei estes amigos.
Tenho muitos amigos.
Quantos amigos virão?
Aqui está meu amigo, em cuja opinião eu confio!


Atenção: não são determinantes os pronomes que desempenham a função de substantivo:

Aquilo me incomodou.
Quem tudo quer nada tem.

4. Determinante complexo
É o determinante formado por mais de um elemento, tal como:

Os meus dois amigos chegaram.

No exemplo acima, o determinante é composto por um artigo (os), um pronome (meus) e um numeral (dois).

Nenhum comentário:

Postar um comentário