terça-feira, 8 de março de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


Compreender bem um texto e interpretá-lo, é um dos pré-requisitos mais importantes para se fazer uma boa prova de concurso público. Não só de Língua Portuguesa, mas de qualquer matéria, pois todas as questões vão exigir do candidato certo nível de interpretação.


Ao contrário do que muitos pensam, a interpretação de textos, não é algo subjetivo, que cada um interpreta de uma forma. Existe uma lógica da qual não podemos abrir mão. Esta lógica está no próprio texto e na relação semântica que as palavras que ele contém trazem para o leitor.


Porém, não se pode esquecer que, apesar de seguir uma linha lógica, uma boa capacidade de interpretação começa com o hábito da leitura e um bom vocabulário. Para isso, siga estas dicas:


1 – Procure ler vários estilos de textos, sobre os mais variados assuntos. Livros, jornais, revistas, etc. Sabemos que é isso pode parecer um pouco chato, por isso, se você ainda não possui o hábito da leitura, comece pelos assuntos que você mais gosta ou que mais te agrada.


2 – Para enriquecer seu vocabulário, é necessário sempre, procurar o significado das palavras que não conhecer.


3 – Procure também fazer palavras cruzadas e exercícios de encontrar sinônimos para algumas palavras no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário