quarta-feira, 2 de março de 2011

Figuras de Pensamentos

Figuras de Pensamentos
Antítese, Apóstrofe, Eufemismo, Gradação, Ironia...
Diariamente nos deparamos com situações, em que se faz conveniente ou interessante, utilizarmos recursos para a obtenção de resultados mais convincentes, atrativos ou solidários. As figuras de pensamentos são modalidades essenciais para tais finalidades, pois é por meio dela que suavizamos uma má notícia, causamos inquietações em outrem, provocamos risos em alguns e até mesmo enfatizamos mensagens que tornam por sua vez, muito mais claras no entendimento daqueles a quem são endereçadas.
Nessa ocasião, compreenderemos cinco recursos lingüísticos que nos viabilizam métodos para despertarmos em outrem, determinadas reações que a atual situação permite. Com a intenção de fornecer ao leitor um conhecimento ainda mais profundo e eficiente, para cada figura de pensamento aqui apresentada, há exemplos extraídos de alguns estilos de época, como é o caso do Barroco e do Trovadorismo.
Antítese: É a figura mais utilizada no Barroco, estilo de época conhecido como arte do conflito, em que também há presença de paradoxos, por apresentar oposições nas idéias expressas.
“Nasce o Sol e não dura mais que um dia; Depois da Luz se segue à noite escura; Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas e alegria”. Inconstância das coisas do mundo! – Gregório de Mattos.
Sendo antítese, as palavras “luz e noite escura” e “tristezas e alegrias”.
Apóstrofe: É quando interrompemos uma idéia, fazendo referência a seres reais ou não. Foi muito utilizada também no já citado Barroco, mas dessa vez nos sermões do padre Antônio Vieira.
“... E será bem, supremo Senhor e Governador do universo, que às sagradas quinas de Portugal, e às armas e chagas de Cristo, sucedam as heréticas listas de Holanda, rebeldes a seu rei e a Deus?...” Trecho do Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as da Holanda – Pe. Antônio Viera.
Sendo apóstrofe, “Supremo senhor e governador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário