quarta-feira, 23 de março de 2011

Casos que merecem atenção

Casos que merecem atenção
Quando os sujeitos são formados pelas expressões um dos que, um e outro, nem um nem outro, ou pelas expressões partitivas a maioria de, grande parte de, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural:
A maioria dos condôminos preferiu /
preferiram dividir as despesas.
Ele é um dos que apoiou /
apoiaram o presidente.
Quando os sujeitos são formados por expressões que indicam quantidade aproximada – mais de um, cerca de
O verbo concorda com o substantivo:
Mais de um candidato foi escolhido.
Cerca de vinte candidatos foram escolhidos.
Quando o sujeito indica porcentagem
O verbo concorda com o numeral ou com o substantivo:
35% do nosso orçamento destina-se /
destinam-se a investimentos internos.
Quando o sujeito é formado pelo pronome que
O verbo concorda com o antecedente do pronome:
Fui eu que fiz.
Fomos nós que fizemos.
Quando o sujeito é formado pelo pronome quem
De acordo com a regra culta, esse verbo fica na terceira pessoa do singular:
Fui eu quem fez. (3ª pessoa)
corresponde a: Fui eu aquele que fez.
Pode também concordar com o antecedente do pronome
Fui eu quem fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário