terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Verbos acompanhados de pronomes oblíquos -

Verbos acompanhados de pronomes oblíquos - Como conjugá-los?

Não exploraremos as características que norteiam a ocorrência linguística em questão sem antes enfatizarmos acerca de um importante aspecto: Qual o motivo da existência de alguns pronomes oblíquos nas formas verbais?


A razão para tal é que eles, em determinadas circunstâncias, funcionam como complementos verbais, ocupando, portanto, a função de objeto direto e objeto indireto. Assim, no intuito de conferi-los mais de perto, observemos os exemplos ora descritos:


Há alguns instantes, eu a vi saindo.


Notamos que o pronome oblíquo, representado pelo “a”, complementa o sentido do verbo ver, desempenhando a função de objeto direto, pois ao vermos, sempre vemos alguém. No caso, ela.


Dei-lhe o recado.

Neste outro, o pronome em evidência exerce a função de objeto indireto, visto que o verbo se classifica como transitivo direto e indireto, pois sempre damos algo (o recado) a alguém (no caso, ele e/ou ela).


Certos de suas características básicas, convém despertar-nos para outro fator que também integra o caso em questão – o fato de alguns verbos estarem ligados a condições previamente estabelecidas no momento em que se apresentam flexionados. Deste modo, certifiquemo-nos destas:


* No caso de os verbos terminarem em sílaba nasal (-am, -em, - ão), os pronomes deverão assumir formas expressas por “no, na, nos, nas”.


Os professores consideram-na bastante esforçada.

Chamem-no para compor a mesa dos jurados.


* Quando o verbo termina em vogal oral, convenientemente empregamos as formas “o, a, os, as”.


Este equipamento, teste-o antes.

Os ingressos do evento, comprei-os antecipadamente.


* Em se tratando de verbos terminados em “-r, -s, ou –z”, tais consoantes desaparecem e os pronomes assumem as formas representadas por “lo, la, los, las”.


Irei vê-lo agora.

Esta situação, consideramo-la grave.
No caso de o verbo encontrar-se no futuro do presente ou no futuro do pretérito, as formas “lo, la, los, las” aparecem intercaladas.


Recebê-lo-emos com enorme satisfação.

Tratá-la-emos com muito respeito.


* Os pronomes “me, te, se, nos, vos” permanecem inalterados.

Cala-te só por alguns instantes.

Considere-se um vencedor.

Entregue-me todos os documentos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário