segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Usos da palavra “que”

Usos da palavra “que”


Nesta semana, estudaremos todas as possibilidades de ocorrência da palavra “que”. Depois desta aula, não restará dúvida quanto à classificação desse complicado vocábulo que tantas dificuldades traz aos vestibulandos e estudantes em geral. Vamos à teoria. A palavra “que” pode ser o seguinte:

1. Substantivo:

Quando o “que” for substantivo, terá o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, será modificado geralmente pelo artigo indefinido um e será sempre acentuado.

Ex. Esta menina tem um quê de mistério. = Esta menina tem alguma coisa de mistério.


2. Advérbio:

Quando o “que” for advérbio, intensificará adjetivos e advérbios e poderá ser substituído por quão ou muito. Em geral, é usado em frases exclamativas.

Ex. Que linda é essa garota! = Quão linda é essa garota!

Que doido fui eu não aceitando aquela proposta! = Quão doido fui...

Que longe fica sua casa! = Quão longe fica sua casa.


3. Preposição:

Quando o “que” funcionar como preposição, equivalerá à preposição de, sendo usado em locuções verbais que têm, como auxiliares, ter ou haver.

Ex. Tenho que trazer meus documentos até amanhã. = Tenho de trazer meus documentos até amanhã.


4. Interjeição:

Quando o “que” for interjeição, exprimirá emoção, estado de espírito e será sempre exclamativo e acentuado. Poderá ser substituído por outra interjeição.

Ex. Quê! Jusperino suicidou-se? = Meu Deus! Jusperino suicidou-se?

Quê! Você por aqui também? = Uai! Você por aqui também?
5. Partícula Expletiva ou de Realce:

Quando o “que” for partícula expletiva, será empregado para realçar ou enfatizar. Sua retirada não alterará o sentido da frase. Poderá também ser usado na locução expletiva é que.

Ex. Por pouco que a gente não brigou com ele. = Por pouco a gente não brigou com ele.

Nós é que trouxemos o material. = Nós trouxemos o material.

“Oh! Que saudades que tenho / Da aurora da minha vida / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!” = Oh! Que saudades eu tenho...


6. Pronome

6.1. Pronome Interrogativo

Quando o “que” for pronome interrogativo, substituirá, nas frases interrogativas, o elemento sobre o qual se desejar resposta.

Ex. Que você disse? = Você disse algo.

Gostaria de saber que homem me procurou. = O homem procurou alguém.

* Nota: É inadequado o uso da palavra "o", antes do pronome interrogativo que, ou seja, a língua culta não admite perguntas como “O que você disse?”, apesar de ser expressão corrente em nosso país.
6.2. Pronome Indefinido

Quando o “que” for pronome indefinido, aparecerá antes de substantivos em frases geralmente exclamativas e poderá ser substituído por quanto, quanta, quantos e quantas.

Ex. Que sujeira havia naquele quarto. = Quanta sujeira havia naquele quarto.

Que miséria há no Brasil! = Quanta miséria há no Brasil!

6.3. Pronome Adjetivo

Quando o “que” for pronome adjetivo, aparecerá antes de substantivo, apenas modificando-o. Não o confunda com o pronome indefinido.

Ex. Que mulher linda aquela! (Perceba que não há a possibilidade de substituí-lo por quanto, quanta, quantos ou quantas; ele apenas modifica o substantivo, a fim de tornar a frase exclamativa. Por isso mesmo, é também denominado de pronome exclamativo.)

6.4. Pronome Relativo

Quando o “que” for pronome relativo, aparecerá após o substantivo substituído por ele e poderá ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais.

Ex. Achei muito bela a garota que você me apresentou. = Achei muito bela a garota a qual você me apresentou.
7. Conjunção

7.1. Conjunção Coordenativa

7.1.1. Conjunção Coordenativa Aditiva

Quando o “que” for conjunção coordenativa aditiva, iniciará oração coordenada sindética aditiva, aparecerá sempre entre duas formas verbais iguais e terá valor bastante próximo da conjunção e.

Ex. Falava que falava, mas não convencia ninguém.

Bebia que bebia, ignorando o risco que corria.

7.1.2. Conjunção Coordenativa Explicativa

Quando o “que” for conjunção coordenativa explicativa, iniciará oração coordenada sindética explicativa e poderá ser substituída por pois ou porque, que também são conjunções coordenativas explicativas.

Ex. Venha até aqui, que preciso falar-lhe. = Venha até aqui, pois preciso falar-lhe.

7.1.3. Conjunção Coordenativa Adversativa

Quando o “que” for conjunção coordenativa adversativa, iniciará oração coordenada sindética adversativa, indicará oposição, ressalva e apresentará valor equivalente a mas.

Ex. Outra pessoa, que não eu, deveria cumprir essa tarefa. = Outra pessoa, mas não eu...

7.2. Conjunção Subordinativa

7.2.1. Conjunção Subordinativa Integrante.

Quanto o “que” for conjunção subordinativa integrante, iniciará oração que exerce função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto não iniciado por pronome relativo. A oração iniciada pela conjunção integrante será chamada de oração subordinada substantiva.

Ex. Acho que você está equivocado. (A oração “que você está equivocado” funciona como objeto direto do verbo achar, denominada oração subordinada substantiva objetiva direta)
7.2.2. Conjunção Subordinativa Consecutiva

Quando o “que” for conjunção subordinativa consecutiva, iniciará oração subordinada adverbial consecutiva e aparecerá, em geral, nas expressões tão... que, tanto... que, tamanho... que e tal... que.

Ex. Ele gritou tanto que ficou rouco. = A conseqüência de ele ter gritado muito foi ter ficado rouco.

7.2.3. Conjunção subordinativa Comparativa

Quando o “que” fora conjunção subordinativa comparativa, iniciará oração subordinada adverbial comparativa e aparecerá nas expressões mais... que, menos... que.

Ex. Ele é mais inteligente que o irmão.


Pronto. Tudo sobre a palavra "que".

Nenhum comentário:

Postar um comentário