quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sobre o uso do pronome indefinido "todo"

Sobre o uso do pronome indefinido "todo"

É dúvida constante entre os leitores o correto uso de expressões como "todo dia" e "todo o dia", por exemplo. Em suma, o artigo é necessário ou não?

No português do Brasil, ocorre uma distinção entre a expressão construída com o artigo e aquela construída sem ele. Quando dizemos "todo dia", sem artigo, estamos fazendo referência a todos os dias, à seqüência dos dias, um dia após o outro. Já a construção "todo o dia" alude ao dia em sua totalidade, ou seja, trata-se, então, do dia inteiro. Assim, se alguém trabalha todo dia, é sinal de que labuta todos os dias, mas, se trabalha todo o dia, é sinal de que trabalha o dia inteiro.

Assim, o pronome "todo" que antecede um substantivo sem a presença do artigo tem o significado aproximado do pronome indefinido "qualquer". No conhecido verso "Qualquer maneira de amar vale a pena", da canção "Paula e Bebeto", de Milton Nascimento, poderia ter sido usado, sem prejuízo de sentido, o pronome indefinido "toda" ("Toda maneira de amar vale a pena").

Feita essa distinção, como lidar com a expressão "todo mundo"? A expressão não se refere a mais de um mundo (ou "qualquer mundo"). Antes alude a todas as pessoas, ou seja, ao mundo inteiro. Nesse caso, o ideal é empregar "todo o mundo" no sentido de "todas as pessoas". Recente título de reportagem da revista "Veja" diz o seguinte: "Todo mundo de olho no Brasil". É bastante comum esse uso da expressão e é possível que haja quem o defenda, alegando justamente a sua freqüência. Atentando, porém, para o significado da expressão, fica claro que o artigo é necessário.

É importante lembrar que, estando o pronome no plural ("todos" ou "todas"), inexiste o problema. O artigo será obrigatório antes do substantivo que estiver no plural. Assim: "Todos os dias, faço exercícios físicos", "Todas as pessoas sabem disso" etc.
Será omitido, entretanto, o artigo quando o pronome indefinido (no plural) estiver antecedendo um numeral substantivo. É o que se observa na letra da cantiga de roda "

Nenhum comentário:

Postar um comentário