sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que é um pronome?

O que é um pronome?

Pronome é a classe de palavras que substitui um nome ou o determina. Ele sempre aparece em referência a uma das três pessoas do discurso: primeira, segunda ou terceira, do singular ou do plural:

Ele viajou em nosso carro.
(3ª pessoa singular) (1ª pessoa plural)

O pronome, ao contrário do substantivo, não tem significado único, próprio. Seu significado sempre dependerá do contexto:
Acredito em Júlia; ela é honesta.
(ela > Júlia)

Penso em Flávia; ela me faz falta.
(ela > Flávia)

O pronome pode variar em gênero, número e pessoa e assumir as funções de um substantivo (pronome substantivo) ou de um adjetivo (pronome adjetivo ou determinante).
Classificação dos pronomes
Há seis tipos de pronomes: pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, indefinidos, relativos.

Pronomes pessoais
Sua função básica é substituir um nome, indicando diretamente uma das três pessoas do discurso:


• 1ª pessoa (quem fala):
• 2ª pessoa (com quem se fala):
• 3ª pessoa (de quem se fala): eu, nós.
tu, vós.
ele, ela, eles, elas.

Os pronomes pessoais mudam a forma dependendo de sua função. Com isso, subdividem-se em:


• Pronomes pessoais do caso reto (função básica de sujeito): eu, tu, ele, nós, vós, eles.
• Pronomes pessoais do caso oblíquo (função básica de complementos e adjuntos), que se dividem em oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes, se;
e oblíquos tônicos: mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, (a) ele, conosco, (a) nós, convosco, (a) vós, si, consigo, (a) eles.

Atenção: os oblíquos tônicos são sempre precedidos de preposição.

• Propriedades dos pronomes pessoais
Os pronomes pessoais do caso reto atuam basicamente como sujeito, mas podem aparecer também como:
Predicativo: Eu não sou ele!
Aposto: A Corte só tem um inimigo: ele!
Vocativo: Tu, ó tu, que não me amas.
Atenção: esses pronomes não podem ser usados como objetos diretos:

Errado
Certo

Eu vi ele. Eu o vi.
Uso dos pronomes pessoais do caso oblíquo
• Objeto direto
Ele me viu.
• Objeto indireto
Entreguei-lhe o bilhete.
• Adjunto adnominal
Quebrei-lhe a bicicleta! (a bicicleta dele)
• Complemento nominal
Tenho medo de ti.
• Agente da passiva
Isto foi planejado por mim.
• Adjunto adverbial
Ele nasceu de ti.
• Excepcionalmente como sujeito em oração reduzida
Deixei-o entrar. (que ele entrasse)


Atenção: como objeto, os pronomes o, a, os, as são sempre diretos; o pronome lhe (lhes) é sempre
Atenção: como objeto, os pronomes o, a, os, as são sempre diretos; o pronome lhe (lhes) é sempre indireto.

Formas especiais dos pronomes o, a, os, as
Variam dependendo da terminação do verbo que precedem:

Verbo terminado em r, s, z: formas lo, la, los, las:
comer +o> comê-lo
encontramos +a> encontramo-la
fiz +os> fi-los

Verbo terminado em som nasal: formas no, na, nos, nas:
conhecem +o> conhecem-no
compõe +a> compõe-na

• Pronomes reflexivos/recíprocos

Quando o objeto coincide com o sujeito, o pronome é reflexivo; quando expressa uma ação mútua, o pronome é recíproco:

Ele se feriu. (Feriu a si mesmo)
Nós nos abraçamos. (Abraçamo-nos um ao outro)

Para evitar ambigüidade do tipo: Eles se feriam (um ao outro ou cada um a si mesmo), convém reforçar o que se quer dizer:

Eles feriram a si mesmos.
Eles se feriram mutuamente.

Atenção: os pronomes se, si, consigo sempre são reflexivos ou recíprocos. Portanto:

Errado
Certo

Quero encontrar-me consigo. Quero encontrar-me com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário