quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O falar de todos os dias e as figuras de linguagem

O falar de todos os dias e as figuras de linguagem

Engana-se quem imagina que as figuras de linguagem não aparecem nas construções próprias da fala cotidiana. Ao contrário disso, é nesse espaço de expressão que muitas delas têm seu campo mais fértil.

Pode acontecer de não nos darmos conta de que estamos usando uma figura. A catacrese e a metonímia, por exemplo, nem sempre estão a serviço da poesia ou da publicidade e, por isso mesmo, acabam passando despercebidas.

A catacrese é uma espécie de metáfora obrigatória. Figura de substituição, aparece quando um termo é posto no lugar de outro com o qual guarda relação de analogia, tal qual uma metáfora, mas com uma peculiaridade: seu uso está ligado a uma necessidade de adaptação decorrente, em geral, da falta de um termo próprio para a expressão.

É a catacrese que usamos em expressões como "orelha de livro" ou "dente de alho". O termo "engarrafamento", usado para designar o congestionamento de automóveis, ou o verbo "embarcar", usado no sentido de entrar no carro, no avião ou no trem, são exemplos de catacrese. O mesmo se pode dizer da expressão "casal gay", curiosa porque "casal", ao pé da letra, é um par formado por macho e fêmea. Nessa expressão, apagou-se o sentido de heterossexualidade a avivou-se o sentido de par unido por laços de afetividade.

Já a metonímia é uma figura, também de substituição, mas que parte de uma relação de contigüidade, não mais de analogia. Um termo é substituído por outro com o qual mantém estreita relação. Morar sob o mesmo teto é um exemplo de metonímia. As pessoas moram na mesma casa, que, reduzida a uma de suas partes, converte-se em teto. Daí surge a expressão "sem-teto", por exemplo, que quer dizer "sem casa para morar".

Empregar a parte no lugar do todo é um tipo de metonímia a que comumente se chama sinédoque. O termo metonímia, no entanto, é mais amplo. Pode englobar outras relações, das quais uma das mais freqüentes é a de continente e conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário