terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FUNÇÕES DA PALAVRA SE

FUNÇÕES DA PALAVRA SE

A PALAVRA SE (Principais classificações):

PRONOME APASSIVADOR - A frase admite passiva analítica: Reformam-se móveis.
ÍDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO – O sujeito é indeterminado e a frase não admite a passiva analítica: Precisa-se de auxiliares.
PARTE INTEGRANTE DO VERBO – Com verbos pronominais: Ele se orgulhava do filho.
CONJNÇÂO INTEGRANTE – Inicia oração subordinada substantiva: Não sei se ele já chegou.
CONJUNÇÃO CONDICIONAL – Inicia oração subordinada adverbial condicional.

A palavra se também se classifica morfologicamente de modos diferentes.

PPRONOME APASSIVADO (ou partícula apassivadora)
Indica que o sujeito é paciente, isto é, que ele recebe a ação verbal. Aparece sempre junto a verbos que admitem a transformação para a voz passiva analítica. Ex: Vendem-se flores (flores suj. paciente). (Flores são vendidas – passiva analítica).

ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO – Aparece com verbos na 3ª pessoa do singular em frases que não admitem a transformação para a voz passiva analítica. Ex: Não se confiava nas propostas do vendedor. (suj. indeterminado). Era-se mais feliz naquele tempo. (suj. indeterminado).

PRONOME REFLEXIVO – Indica que o sujeito pratica e recebe a ação verbal, ou seja, a ação se reflete no próprio sujeito. Na prática, pode ser substituído por expressões do tipo: a si mesmo, a si próprio. Ex: O técnico e os jogadores se abraçaram felizes. (se = uns aos outros.

PARTE INTEGRANTE DO VERBO – Aparece junto a verbos pronominais, isto é, verbos que sempre são conjugados com pronomes oblíquos. Os verbos pronominais mais comuns são: arrepender-se, orgulhar-se, suicidar-se, esquecer-se, lembrar-se e queixar-se. Ex: Eles jamais se arrependem do que fazem. Você se esqueceu de que ela ainda vive aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário