quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entre mim e você ou entre eu e você?

Entre mim e você ou entre eu e você?
No caso oblíquo dos pronomes há as formas “mim” e “ti” que correspondem aos pronomes pessoais “eu” e “tu”, respectivamente. Por este motivo, há sempre muitos equívocos no uso dos mesmos, pois são equivalentes.
Você já escutou frases do tipo: Gostaria que esse assunto ficasse entre eu e você! Isso é entre mim e ele!
De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: Entre mim e você ou Entre mim e ti! Esse fato é justificado no emprego do pronome oblíquo após preposição (entre) ao invés do pronome pessoal. Obedecendo a este princípio, a segunda oração está adequada!
Para ficar mais claro, os pronomes oblíquos têm função de complemento e os pessoais do caso reto de sujeito:
1. Ela mandou o recado para mim.
Veja: Ela mandou. O quê? O recado. Para quem? Para mim. Logo, “mim” está completando o objeto direto “recado”.
2. Dê-me uma folha para eu escrever o recado.
Veja: Alguém vai praticar a ação de escrever. Quem? Eu. Logo, “eu” é o sujeito da oração.
O mesmo acontece com as demais preposições, além de “para” e “entre”:
a) Ele falou algo sobre mim.
b) Faça isso por nós.
c) Nós não podemos falar por ti!
Portanto, é errado dizer “para mim fazer”, pois quem vai praticar a ação é “eu”: para eu fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário