terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Bateu-o" ou "bateu-lhe"?

"Bateu-o" ou "bateu-lhe"?

Usar corretamente os pronomes oblíquos da terceira pessoa do discurso requer o conhecimento da transitividade verbal, ou seja, é preciso saber se o verbo em questão é transitivo direto ou transitivo indireto. Isso porque o objeto direto é substituído pelas formas o, a, os, as e o objeto indireto assume as formas lhe e lhes.

Há verbos que requerem dois complementos simultaneamente: “Entregou o passaporte ao filho”. Ao substituirmos o primeiro objeto (“o passaporte”), que não é preposicionado, usamos “o” (“Entregou-o ao filho”); ao substituirmos o segundo (“ao filho”), que é encabeçado pela preposição “a, usamos o “lhe” (“Entregou-lhe o passaporte”). Hoje é muito pouco usada a substituição simultânea dos dois objetos, que, nesse caso, resultaria na seguinte construção: “Entregou-lho”.

Nesse caso, a tendência é que os usuários da língua se saiam bem, pois a maioria associa a forma “lhe” a pessoas e as formas “o” e “a” a coisas. É bom salientar que isso vale em muitos casos, mas não constitui regra. Há inúmeros verbos transitivos diretos que admitem o complemento de pessoa. Assim: “avisou-o”, “estimulou-o”, “ajudou-o”, “incentivou-o”, “favoreceu-o”, “convenceu-o”, “impediu-o”, “respeitou-o”, “rejeitou-o”, “levou-o” etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário