quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As formas verbais “vem”, “vêm” e “veem” – características linguísticas

As formas verbais “vem”, “vêm” e “veem” – características linguísticas

Quando se trata de algumas formas verbais, recorrentes dúvidas tendem a surgir, como é o caso dos verbos ver e vir, entre tantos outros.

Diante disso, as formas ora em questão apresentam semelhanças notórias, contudo constam-se de algumas peculiaridades às quais devemos nos atentar, principalmente quando se tratar da modalidade escrita da linguagem. Para tanto, vejamo-las de modo particular:

O garoto vem correndo ao encontro de sua mãe.

Constatamos que a forma verbal representa a terceira pessoa do presente do indicativo do verbo vir (ele).

Observemos outro exemplo:

Os atletas vêm afoitos para conquistar o primeiro lugar.

Identificamos que a forma verbal representa a terceira pessoa do plural, também do verbo vir. Eis que esta se constitui de um traço peculiar – o acento circunflexo. Tal ocorrência decorre da necessidade em estabelecer a diferenciação entre a terceira pessoa do singular, ora expressa sem acento gráfico (vem), da terceira pessoa do plural – demarcada pelo uso do acento (vêm).

Atenhamo-nos a este outro enunciado:

Os garotos alegram-se quando veem seu desempenho.

Agora cremos se tratar de outra forma verbal – a do verbo ver, ora representando a terceira pessoa do plural, que possui duas importantes peculiaridades:

- a primeira é que a vogal se apresenta duplicada – veem;

- a segunda é que antes do acordo ortográfico tal forma recebia o acento circunflexo e, depois deste, o acento foi eliminado. Portanto, ao nos referirmos a esta, o correto é dizermos: veem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário